O Projeto “ Concerto de Música Ibero – Americana” é resultado das ações desenvolvidas pelo Projeto de Formação e Difusão Artística” da FRF e do premiado Programa “Aprendendo com Arte”.

Fazendo um resgate e uma leitura histórica desde o período da Renascença ate o inicio do Século XX, uma correlação com a Cultura Nordestina partindo dos reinos renascentistas que correspondem hoje a nação Portuguesa, encontraremos elementos que ainda hoje refletem em nossa região. Heranças que serão apresentadas em canções e peças instrumentais como villancetes, orátórios, ofícios religiosos, lundus, modinhas e o gênero canção nacionalista.

Sinopse

Cruzando o Atlântico, atravessando os mares do tempo e a distancia. Assim apresentamos o espetáculo Concerto de Música Ibero – Americana. Uma viagem musical que se inicia em Portugal do século XVI e desembarca no Brasil do século XIX. Revolucionários, apaixonados, loucos, todos os artistas representam a figura de uma pátria formada de muitas cores e ritmos, embalados em navios negreiros, nas fiangas dos índios, e no coração do que agora representa a nossa nação. Viva o povo brasileiro!

 

Na composição da peça, o repertório segue do período renascentista de lusitano; dos pifes estridentes do nordeste colonial; ao batuque de negros que clamaram sua liberdade no fim do Romantismo. Entre os compositores, obras de António Carrera, Spix e Martius, Luís Álvares Pinto, entre outros.

Referências

Lundu - Spix e Von Martius (No Brasil entre 1817 e 1821)
00:00 / 00:00
Si Amores Me Han de Matar - Miguel de Fuellana
00:00 / 00:00
A Saudade Que No Peito - Anonimo Séc XVIII
00:00 / 00:00

Todos os direitos reservados © 2014.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now