Iniciou suas atividades em parceria com a Fundação Banco do Brasil/Programa AABB Comunidade. A partir de 2003, com a implementação da Fundação na periferia de Fortaleza e a conquista de novos parceiros financiadores, decidiu-se pelo fortalecimento das ações da entidade através do Projeto Aprendendo com Arte, com foco na música. A realização de cursos de sensibilização nas áreas da arte e a utilização de novas abordagens pedagógicas e metodológicas fazem com que as 400 crianças e adolescentes participantes do projeto apresentem como resultado das atividades desenvolvidas os Grupos de Flautas, os Grupos Vocais, o Grupo de Violão, os espetáculos O Bumba-Meu-Boi da Fundação, Romeu e Julieta – de William Shakeaspeare”, Os Jesuítas e sua Música para a Catequese e Siará Grande, além dos Grupos de Capoeira e Percussão constituídos. Oferece ainda ferramentas que contribuem para o desenvolvimento humano através do fortalecimento de aspectos relacionados a educação formal, como o incentivo a leitura; atividades orientadas para o desenvolvimento da criatividade e relacionamento grupal; integração de atividades pedagógicas as ações de saúde; ações de cidadania e de fortalecimento das relações familiares.

 

O Projeto conta com diversos espaços destinados ao desenvolvimento das ações culturais e educativas, abaixo relacionados:

 

Fortaleza:

Um espaço com 7.000 m² de área, adaptado especialmente para o desenvolvimento das atividades a que se propõe a Fundação, situado no bairro Parque Itamarati, na periferia de Fortaleza, bairro populoso e carente de equipamentos públicos que possam prestar esse tipo de atendimento. Dispõe de salas de aulas equipadas (música - flauta, violão, coral, percussão e história da arte), dança (capoeira, danças folclóricas), artes plásticas, salas de som e vídeo, acompanhamento da leitura e da escrita, literatura, laboratório de informática(informática básica, musica e tecnologia), além de piscina, campo de futebol, e áreas de lazer. Abriga ainda a exposição Raimundo Fagner - Vida e Obra, constando o acervo de 30 anos de carreira do cantor e compositor Raimundo Fagner - Presidente da Fundação.

 

Orós:

Um espaço de 3.100 m² de área, com quadras poliesportivas, de futebol, vôlei, tênis, piscina, salas de atividades artísticas e educacionais, laboratório de informática(informática básica e projeto canteiros musicais) biblioteca e videoteca.

A Fundação Raimundo Fagner foi criada em abril de 2000 na cidade de Orós, numa iniciativa do cantor e compositor Raimundo Fagner que, preocupado com o contexto de pobreza e exclusão social das famílias do município, resolve investir na educação complementar para o desenvolvimento de 200 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 - 17 anos, em situação de risco social, matriculados na rede pública de ensino.

 

Todos os direitos reservados © 2014.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now